Operação Antienchente retira 150 toneladas de entulhos na Brasilândia

A Operação Antienchente, lançada pela Subprefeitura Freguesia/Brasilândia no dia 2 de janeiro deste ano, realizou limpeza de aproximadamente 2,7 mil bocas de lobo e recolheu cerca de 150 toneladas de entulhos na região. Além disso, as equipes de limpeza percorreram 9 mil metros lineares de ramais, em 540 poços de visita, desde o início do projeto.

Apesar dos registros de chuvas fortes nesse período, a região com cerca de 480 mil habitantes não registrou alagamentos. A medida tem como objetivo manter os sistemas de drenagem dos bairros livres e desobstruídos para a captação máxima nos locais que apontam maior número de enchentes.

De acordo com o órgão, o excesso de lixo obstrui a rede de drenagem e aumenta os riscos de inundações nas vias. No entanto, a limpeza em bocas de lobo, recolhimento de entulhos e serviços nas vias pluvias, executadas das 7h às 16h, em diversas ruas e córregos do distrito da Brasilândia, contribuiu para que a região registrasse bons resultados.

Segundo o subprefeito da Freguesia/Brasilândia, Eduardo Peres Palia, o procedimento foi criado com foco emergencial. “A orientação foi trabalhar de maneira pró ativa para evitar transtornos que poderiam ser causados face às chuvas de verão”, explicou o subprefeito. “Com tudo isso, o último alagamento foi registrado foi em 2011”, acrescenta Palia.

Desde o início da operação, as equipes também percorreram mais de 100 mil metros quadrados de córregos da região, de onde retiraram manualmente cerca de 300 toneladas de materiais. Entre os entulhos, objetos como móveis e madeiras foram recolhidos. A subprefeitura também recolheu mais de 1,2 mil toneladas de detritos, areia, terra e entulho por meio de limpeza mecanizada.

Eduardo Palia ainda destaca que, apesar do fim do período de chuvas, as equipes de limpeza no bairro da Brasilândia continuam realizando a manutenção do Plano Antienchente. Desta forma, afirma ele, será todo o sistema de drenagem limpo e evitar transtornos, com objetivo de melhoria da qualidade da vida da população.

Fonte: R7




Deixe seu comentário