Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor Estratégico na Freguesia/Brasilândia recebeu 260 pessoas

Mais de 260 pessoas participaram da segunda etapa do Plano Diretor Estratégico (PDE) da Prefeitura de São Paulo, na região da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

A cerimônia, aberta pelo subprefeito da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, contou com a presença do chefe de gabinete e da secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e da assessora da Secretaria das Subprefeituras, entre vários representantes da sociedade civil e do Poder Legislativo, na Emef Plínio Ayrosa, na Freguesia do Ó.

Após explicação sobre a importância da participação popular quanto aos levantamentos de propostas e contribuições para rever os instrumentos de planejamento urbano para melhor organizar os espaços na cidade, os representantes de diversas entidades locais, dentre elas a União do Movimento dos Moradores, das Associações dos Moradores do Jardim Vista Alegre, Olga Benari, Morro Grande, da Associação de Moradias Zona Oeste e do Cades.

Todos os presentes se dividiram em grupos para trocar ideias e de forma espontânea colocar seus anseios nas oficinas realizadas até o início da tarde. Dentre as principais demandas debatidas na audiência foram a questão dos problemas habitacionais enfrentados em área de risco, na região da Brasilândia, a questão da coleta do lixo e entulho, falta de espaços de lazer, saúde e melhorias no transporte coletivo. “O Plano Diretor é o que rege a vida coletiva da nossa cidade. É a partir destes encontros que serão definidos a melhor forma de investir ampliando a função social do poder público obtendo desta forma o resgate da cidadania”, explicou o subprefeito.

Os munícipes que não conseguiram participar da Audiência Pública para Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico ainda podem fazer suas propostas por meio do site gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br

Plenária Preparatória da Conferência Municipal do Meio Ambiente

Logo após a finalização da Audiência Pública do Pano Diretor, deu-se início à Plenária Preparatória da Conferência Municipal do Meio Ambiente. Mais de 60 pessoas assinaram a lista de presença e acompanharam atentamente a exposição sobre Resíduos Sólidos feita por Hebert Henk Júnior, diretor de gestão de Serviços da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Aberta a discussão sobre o tema, vários representantes se inscreveram para participar da eleição dos delegados.

O secretário de Serviços Urbanos, Simão Pedro, ao lado do subprefeito Eduardo Peres Palia, e do chefe de gabinete, Januário Figueiredo de Almeida, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da participação popular. “Vamos aproveitar que o Ministério do Meio Ambiente fará a Conferência Nacional e discutir a melhoria na questão da limpeza, coleta seletiva, resíduos sólidos em toda a cidade de São Paulo. Essa é uma questão de saúde pública e de valorização do espaço urbano”, disse. Ele acrescentou que um dos objetivos da Prefeitura é chegar a 140 Ecopontos no município. Após garantir o direito de treinamento também aos suplentes, foram eleitos durante a Plenária Preparatória os delegados que estarão representando a Freguesia/Brasilândia na IV Conferência Municipal do Meio Ambiente a ser realizada em 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, no Anhembi.

Representante da sociedade civil

Maria José Mendes da Silva

Vagner Fernandes Santos

Eliel S. Guimarães

Eugenio Luis Pinesi

Quintino José Viana

Sérgio Luis Matheus

Paulo Souza

Kaline Santos Souza

Irani da Silva Guedes

Noêmia Oliveira Mendonça

Carlos Alexandre Costa Silva

Rute Caico

Suplentes

Almir Santos de Mattos

Carmem Oliveira

Maria Neusa Valdez

Claudio Rodrigues Melo

Anselmo Silva

Therezinha Correa de Souza

Poder Público

Terezinha Bárbara

Maria da Conceição Fernandes

Marcelo L.C. Pontes

Regiane Alves Ferreira

Yamara Bragatso de Oliveira

Januário Figueiredo de Almeida

Empresário

Josias Conceição de Melo

Fonte: Prefeitura de S. Paulo




Deixe seu comentário