Brasilândia é um distrito situado na zona noroeste de São Paulo, com superfície de 21 km². Segundo o censo de 2000, contava com 220.094 habitantes, dos quais 7.610 em áreas ainda consideradas rurais.

História

O bairro da Brasilândia (nome devido a Companhia Brasilândia) originou-se de um desmembramento de sítios e chácaras que havia no início do século XX. Na década de 1930, sítios e chácaras de cana de açúcar foram convertidos em lotes residenciais. Brasílio Simões, um comerciante da época, liderou a comunidade durante a construção da Igreja de Santo Antônio que substituiu uma antiga capela. Como homenagem, o nome do comerciante foi utilizado na denominação do bairro.

Devido ao desenvolvimento que houve no país, no Estado de São Paulo e na cidade, Brasilândia também sofreu modificações. Os sítios, que antes existiam, com o tempo foram tornando-se loteamentos irregulares. O primeiro loteamento aconteceu em 1946 pelo desmembramento de uma olaria que pertencia à família Bonilha.

Nessa mesma época, a prefeitura preocupava-se com a beleza e o saneamento do centro da cidade e empenhou-se em reformas, como por exemplo: alargamento das ruas e demolição de cortiços. Em resultado disso, algumas pessoas se sentiram obrigadas a deixar suas casas no centro, pelo fato de que, os imóveis que resistissem à demolição teriam seus aluguéis aumentados severamente.

Muitas famílias nessa situação, fugiram dos altos aluguéis e passaram a refugiar-se ou abrigar-se na Brasilândia. No meio dessas famílias, ainda havia famílias vindas do interior, procurando melhoria de vida. O distrito recebeu um enorme fluxo de migrantes do nordeste do país nas décadas de 1950 e 1960.

Desenvolvimento atual

Em 2007 estabeleceram-se novas agencias bancárias, ambas localizadas a rua Parapuã, sendo uma do Bradesco e outra do Itaú. Porém não foram as primeiras, ainda nos anos 90 a Parapuã teve uma agencia do Banespa onde atualmente se localiza a loja Marabraz.

A Brasilândia conta com alguns pontos de comércio 24h e farmácias que se revezam em plantão.

O trânsito está cada vez mais complicado devido a falta de grandes avenidas no bairro. Na bairro o principal motivo é à baixíssima infraestrutura, vias estreitas e calçadas inadequadas, além do tráfico de drogas. Em 2009 houve a redução do indice de tráfico de drogas na região

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Brasilândia na cidade de São Paulo.

Notícias da Brasilândia

Blog do Guia do Bairro Brasilândia

Limites – Bairros Vizinhos – Zona Norte

Casa Verde, Freguesia do Ó, Limão, Mandaqui e Pirituba

Dados Principais sobre Brasilândia
Renda média R$ 666,13
IDH 0,769 – médio
Subprefeitura Freguesia do Ó
Região Administrativa Noroeste
Área Geográfica 1

Vídeo sobre o bairro da Brasilândia

Mapa Brasilândia – Ver outros: Mapa São Paulo

Moradores ilustres da Brasilândia